Páginas

Semana da Criança. Confira mais dicas de saúde



Inclua na alimentação da garotada peixes de águas profundas, como salmão e atum ou os óleos de peixe, semente de linhaça e oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas, importantes fontes de ômegas 3. Estudos mostram que déficit de atenção nas crianças pode estar relacionado a deficiencia de omega 3, já que este possui em sua estrutura o DHA, que é necessário para o funcionamento do cérebro e pode ajudar as crianças a manterem a concentração. O ômega 3 atua ainda no crescimento e manutenção do coração, pele e articulações, bem como aumentando a resistência imunológica.



Acido fólico e vitaminas do complexo B são importantes e necessários para o sistema nervoso e e para a memória. Zinco e magnésio são minerais que ajudam no bom funcionamento do cérebro. Estudos acharam relação de níveis baixos desses minerais e déficit de atenção e hiperatividade infantil. Os cereais integrais como o arroz, a aveia e a quinua são boas fontes de ácido fólico e magnésio, já as leguminosas como a lentilha, ervilha, soja e feijões são boas fontes de vitaminas do complexo B tem também zinco. As folhas verdes escuras como couve, agrião e rúcula também devem fazer parte do cardápio dos pequenos, podem aparecer junto com o arroz, em suflês e sucos.







Os probióticos são bactérias “benéficas” que colonizam o intestino, indispensáveis para uma boa digestão e absorção. De nada adianta consumir alimentos nutritivos, se as crianças não tiverem o intestino saudável. O consumo de alimentos gordurosos e açucarados podem provocar desequilíbrios na flora intestinal, diminuindo o aproveitamento dos nutrientes. Suplementos probióticos podem ser consumidos regularmente a fim de manter a flora intestinal saudável. Além dos probióticos é fundamental que os pequeninos consumam prebióticos, que servem de alimento para as bactérias intestinais. A farinha de banana verde é um excelente prebiótico e pode ser acrescentado em sucos, vitaminas, saladas de frutas ou pode ser utilizada no preparo de pães, bolos e cookies.



Pré-adolescentes e adolescentes precisam de mais vitamina C, cálcio e ferro do que os adultos. Para a saúde da pele além de vitaminas e minerais é necessário mais água fibras e gorduras como o ômega 3, 6 e 9 e menos alimentos e bebidas processados e açucarados. Uma dieta balanceada, com frutas, grãos integrais e óleos vegetais pode fornecer todos os nutrientes necessários para estes grupos.

Suplevida

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."