Páginas

Copa 2010 - Torcida saudável.


Copa 2010 - Torcida saudável



A Copa do Mundo, realizada a cada quatro anos é contagiante. É sinônimo de alegria, vibração, esperança e comemoração. Torcedores se reúnem, e todos vibram e prestigiam apenas uma seleção. Por isso, é importante cuidar de seus hábitos alimentares e ter sempre por perto petiscos saudáveis, naturais e saborosos. Afinal de contas, o coração tem que estar forte e saudável para agüentar tanta emoção.

Seguem, abaixo, algumas dicas de petiscos e lanches para consumir durante os jogos da copa:

- Sojinha torrada (sabores variados: natural, alho, salsa e cebola) – é uma ótima opção para substituir os “ovinhos” de amendoim e as batatinhas, ricos em gordura saturada, que é prejudicial à saúde;

- Uma outra opção é o consumo de torradas sem glúten, leves e crocantes com pasta de soja, uma alternativa saborosa às pastas feitas com maionese, com pouca gordura e sem colesterol. Escolha o sabor da pasta que mais lhe agradar, opções são: alho com cebolinha, cenoura, ervas finas, manjericão, azeitonas verde e preta. A pasta de soja também pode ser utilizada como recheio para sanduíches com pão integral;

- Biscoitos à base de farinha de arroz, sem glúten e sem gordura hidrogenada, pode ser encontrado nos sabores: alho, orégano e apimentado. Outras opções são biscoitos orgânicos, sem glúten e sem lactose nos sabores aipim com gergelim e feijão azuki com alecrim. Para as crianças uma boa opção são os salgadinhos de soja assados, crocantes e ricos em proteínas;

- As oleaginosas – castanha de caju, pistache, amêndoas, nozes e amendoim torrado – ricas em gorduras insaturadas e em antioxidantes são muito boas para a saúde do coração;

- Para saciar a vontade de consumir doces, boas opções são as frutas secas como damasco, ameixa, uvas e banana passa. Uma salada de frutas com granola e agave também é uma boa opção;

- Para beber a água de coco é uma boa sugestão porque refresca, hidrata e repões as perdas de nutrientes causadas pelo stress. Sucos de frutas naturais como a limonada suíça, laranja, açaí com guaraná, também são excelentes opções;

- Com a queda da temperatura no mês de junho, uma bebida quente para aquecer no frio também é uma boa opção. Um chocolate quente, um capuccino, preparados com bebidas vegetais, como arroz, aveia, avelã, são excelentes sugestões.

Estes produtos podem ser encontrados nas lojas de produtos naturais Mundo Verde, espalhadas por todo país, para torcer com raça e saúde!


Fonte: Natalia Lautherbach e Thais Souza - Nutricionistas da Rede Mundo Verde

Cardápio do Dia dos Namorados

O ritual da cozinha é também uma forma de conquista, que pode e deve ser realizada mesmo entre casais que estão há muito tempo juntos. O tempo gasto na cozinha é uma bela maneira de demonstrar amor e carinho e possibilita que o casal passe algumas agradáveis horas aguçando os sentidos com os cheiros e sabores dos ingredientes.



Inspirada no Dia dos Namorados - que felizmente vai cair em um sábado! - a nutricionista Natalia Lautherbach preparou a receita especial de uma sobremesa (ou lanche da tarde) para você surpreender seu par. Afinal, não é de hoje que muita gente diz que ganhou um amor pelo estômago! Confiram:

Bolo dos Namorados

Ingredientes


Massa


•2 xícaras de farinha de trigo integral orgânica
•2 xícaras de farinha de trigo
•2 ovos orgânicos
•1 lata de condensado de soja
•1 xícara (chá) de avelãs
•3 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem orgânico
•2 colheres (sopa) de fermento em pó
•3 colheres (chá) de canela em pó
Calda

•2 xícaras (chá) de água filtrada
•1 ½ xícara (chá) de açúcar demerara orgânico
•4 colheres (sopa) de cacau em pó orgânico
•1 canela em pau



Modo de Preparo


Massa


•Em uma tigela, bater na batedeira 1 xícara de farinha de trigo, o condensado de soja, a canela, o óleo de coco e o fermento, por aproximadamente 3 minutos.
•Acrescentar os ovos, as avelãs e o restante das farinhas de trigo.
•Bater até a massa adquirir consistência homogênea e macia.
•Colocar em uma forma de coração, untada.
•Pré-aquecer o forno a 180ºC e assar por cerca de 35 minutos.
•Retirar da forma e acrescentar a calda por cima.
•Para dar um toque especial salpicar castanhas de caju granuladas.
Calda


•Levar ao fogo a água e o açúcar, até derreter.
•Acrescentar o cacau em pó e a canela em pau.
•Mexer por 4 minutos.
•Retirar a canela em pau.
•Regar o bolo ainda quente.

Rendimento: 14 fatias | Valor calórico: 176 calorias por fatia

Os ingredientes para esta receita podem ser encontrados em nossa loja na Bela Vista

Fonte:Portal da Rede Mundo Verde

Meditação melhora a saúde

Meditação melhora a saúde




Fonte: coracaosaudavel.com.br

As terapias alternativas estão cada vez mais presentes no tratamento complementar de doenças cardíacas. E quando o assunto é meditação transcendental, a afirmação ganha um importante aliado: os estudos científicos. De acordo com dois grupos de pesquisadores norte-americanos, o método, cujo objetivo é cessar o processo de pensamento, está associado a uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes e também no controle da pressão arterial.

Pesquisadores do Medical College of Wisconsin, em Milwaukee, em colaboração com o instituto de pesquisa da Universidade Maharishi, nos Estados Unidos, constataram que a meditação ajuda a reduzir a pressão arterial. Eles acompanharam aproximadamente 200 pacientes de alto risco por, em média, cinco anos. Apuraram que entre a metade do grupo que meditava houve 20 ataques cardíacos, derrames e mortes, enquanto no outro grupo foram identificados 32 casos. De acordo com os pesquisadores, a razão é que aqueles que meditavam apresentaram a pressão sanguínea sistólica mais baixa.

Já o estudo conduzido pelos pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, também nos Estados Unidos, monitorou durante seis meses um grupo com 23 pacientes que sofrem com insuficiência cardíaca, problema que ocorre quando o coração não é capaz de bombear sangue para o resto do corpo. Com o experimento, eles puderam concluir que as vítimas que praticaram meditação apresentaram melhoras no condicionamento físico e menores índices de depressão e hospitalização.

Mas qual a explicação para o fenômeno? Segundo os especialistas, a prática da meditação permite modular a resposta do sistema nervoso ao estresse e contribuir para o bom funcionamento do fluxo sanguíneo. Entretanto, apesar dos benefícios que a técnica pode trazer aos indivíduos, a meditação não substitui o acompanhamento do cardiologista e os tratamentos médicos indicados e deve ser encarada como uma medida complementar.

Suplevida

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."