A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, ...
A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.
O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.
A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.
Estudos recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto podem ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônico-degenerativas. Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.
Composição química da Alfarroba:
◦Umidade
1 - 4 %
◦Proteína
4 - 5 %
◦Fibra bruta
4 - 6 %
◦Açúcares totais
38 - 45 %
◦Sacarose
30 - 34 %
◦Glicose
5 - 6 %
◦Frutose
4 - 5.5 %
◦Outros carboidratos (NDF)
34 - 37 %
◦Gordura
0.4 - 0.6 %
◦Cinzas
2.5 - 3.5 %
◦Cálcio
0.3 - 0.4 %
◦Sódio
0.05 - 0.1 %
◦Fósforo
0.05 - 0.07 %
◦Potássio
1.2 - 1.4 %
◦Magnésio
0.02 - 0.03 %
◦pH
5.5
RECEITAS CULINÁRIAS COM ALFARROBA
---------------------------------------------------------------------------
Bolo de Alfarroba
INGREDIENTES:
100 g (4 colheres de sopa) de margarina vegetal amolecida
150 g (1 xícara) de açúcar
50 g (2 colheres de sopa) de farinha de alfarroba
50 ml (4 colheres de sopa) de água fervente
200 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
150 ml (¾ de xícara) de leite de soja frio
1 colher de sopa de suco de limão
3 ou 4 gotas de essência de baunilha
MODO DE PREPARO:
Numa xícara, dissolva a alfarroba na água fervente. Numa outra xícara, misture o suco de limão e o leite. Deixe descansar por alguns minutos até o leite coalhar.
Enquanto isso, numa tigela grande, bata a margarina e o açúcar até obter uma mistura leve de consistência cremosa. Peneire o bicarbonato, a farinha e o fermento. Junte o leite coalhado aos poucos e misture levemente. Junte a alfarroba dissolvida e a essência de baunilha. Misture bem. Despeje a mistura na forma untada (redonda de 20 cm ou 1 retangular pequena) e leve ao forno por 20 minutos. Verifique se o centro está seco. Se não estiver, deixe no forno por mais alguns minutos.
---------------------------------------------------------------------------
BOLO DE ALFARROBA COM NOZES
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo integral peneirada
2 colher de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de café de baunilha
4 ovos
1 xícara de óleo de girassol
1 xícara de frutose
1/2 xícara de leite desnatado ou leite de soja
1 xícara de nozes picadas
MODO DE PREPARO:
Misture as gemas, o óleo, a frutose e o leite. À parte junte a farinha de trigo, a farinha de alfarroba e o fermento. Misture com os primeiros ingredientes. Acrescente a baunilha e as nozes picadas. Por último acrescente as claras batidas em neve. Leve ao forno médio (200º) cerca de 30 minutos.
---------------------------------------------------------------------------
BOLO MESCLADO DE ALFARRROBA
Ingredientes:
5 ovos
250 grs. de açúcar
250 grs. de manteiga
250 grs. de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa cheia de farinha de alfarroba
1 gema
MODO DE PREPARO:
Aqueça o forno a (180ºC). Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Peneire a farinha com o fermento, e envolva bem ao preparado anterior. Deite um pouco de massa numa forma previamente untada com manteiga, e adicione à restante a farinha de alfarroba e a gema de ovo.
Mexa bem e deite sobre a anterior. Utilizando um grafo, envolva ligeiramente as duas massas e leve ao forno, durante cerca de 40 minutos (convém verificar se está cozido).
Desenforme ainda morno.
---------------------------------------------------------------------------
LEITE QUENTE COM ALFARROBA
Ingredientes:
1 litro de leite de soja
3 a 4 colheres de sopa de farinha de alfarroba
5 tâmaras picadas
1 pitada de sal
1 colher de sopa de xarope de malte
2 colheres de sopa de óleo de girassol
---------------------------------------------------------------------------
Docinhos de Alfarroba
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
A mesma medida (1 lata) de açúcar mascavo ou demerara
2 colheres de sopa de alfarroba em pó
3 colheres de sopa de manteiga derretida
Aveia em flocos suficiente para a massa (aproximadamente 100g)
Castanha triturada
Modo de Preparo:
Misture o leite condensado com o açúcar e a alfarroba e leve ao fogo.
Junte a manteiga sempre mexendo para não queimar.
Assim que começar a ferver, desligue o fogo e junte a aveia até obter consistência próxima à de modelar. Espere esfriar, faça bolinhas e passe sobre as castanhas trituradas.
fonte: Humana Alimentar